Evite algumas situações e aumente a vida útil da embreagem do seu carro.
- siteguimaraesfiat
- 24 de set. de 2021
- 2 min de leitura

O sistema de embreagem: responsável por desacoplar o motor da transmissão para a troca de marchas é um dos itens de desgaste natural de um veículo, ou seja, apresenta durabilidade limitada e seus componentes devem ser substituídos ao atingirem o fim da vida útil. Para cuidar bem da embreagem e fazê-la durar mais, veja abaixo algumas situações que você deve evitar.
. Dirigir com o pé apoiado no pedal
O pedal de embreagem deve ser acionado, até o fim do curso, apenas ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal, por menos que seja, causa desgaste acentuado de todo o sistema. Mesmo ao pressionar levemente o pedal, não há atrito total entre o disco e o platô. Com isso, o disco escorrega causando um efeito semelhante ao de uma lixa.
. Segurar o carro com a embreagem
Dosar os pedais da embreagem e do acelerador de forma a manter o veículo parado é uma prática que requer habilidade. Nesse caso, há um escorregamento severo no contato do platô com o disco e isso provoca um desgaste bastante prematuro, reduzindo sensivelmente a vida útil desses componentes. O ideal é usar o freio de mão na subida antes de arrancar com o veículo.
. Rodar com marcha muito alta
Se a marcha utilizada for incompatível com a velocidade do carro, as rotações ficam baixas demais, forçando o sistema de embreagem. Essa prática gera um carregamento muito grande no sistema de embreagem, submetido a um torque excessivo sem necessidade. Isso também força a transmissão e o próprio motor, que pode apresentar pré-ignição e sofrer danos.
. Deixar o carro engatado ao parar no semáforo
Com motor ligado e o câmbio engrenado, ao parar em um semáforo ou em um congestionamento, se você pisar o pedal até o fundo, outros componentes acabam sofrendo com o hábito. Fazendo assim, forçam-se as molas, rolamentos e outras peças sem necessidade. O correto é colocar o câmbio em ponto-morto e acionar o freio e só engrenar o veículo quando chegar a hora de se movimenta novamente.
. Rodar com excesso de carga
Carga acima do recomendado pela montadora gera excesso de torque no sistema de embreagem, sobretudo ao tirar o veículo da inércia. Peso demais também compromete a suspensão e os pneus.
Gostou dessas dicas?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
#blog #fiat #mundofiat #curiosidadesfiat #guimaraesfiat #reuse #peças #acessorios #manutençãoautomotiva #embreagem
Comentários