top of page
Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Fiat 500 – história e versões


Como toda boa história, o Fiat 500 tem a sua. Nascido como um dos menores modelos à venda na Europa em 1936, o Fiat Topolino, era equipado com um também diminuto motor de 569 cilindradas e cerca de 13 cavalos, o pequeno motor, era resfriado a água com o auxílio de uma válvula lateral, e era montado na frente do eixo dianteiro.

Sua suspensão traseira era inicialmente composta por molas elípticas, mas como normalmente no pequenino andavam mais do que 2 pessoas, os compradores pediram a Fiat para que trocasse a suspensão do pequeno, trocando assim por uma suspensão de molas semielípticas, que garantiam mais conforto e resistência.

Seu desenho com frente longa, permitia que o condutor tivesse uma boa visão da rua a sua frente. Dessa primeira geração do Topolino, ainda vieram as versões Giardinetta, versão perua de duas portas. O modelo saiu de produção em 1955, com mais de 500 milhão de unidades produzidas, abrindo espaço para seu novo irmão o Nuova 500.

O sucessor do Topolino, foi apresentado ao mundo em 1955, para um mundo que vivia no Pós-Guerra. O modelo era ligeiramente maior que seu antecessor, com 2,97m de comprimento, 1,32m de altura, 1,32m de largura e 1,84 de entre eixos, agora o não tão pequeno italiano, nascia para conquistar a Europa e depois o mundo.

Por volta de 1958, a Fiat apresenta uma versão “sport” do primeiro 500. Seu novo motor, adora de 499 cilindradas, oferecia mais potência ao veículo e permitia que ele atingisse a máxima de 105 km/h. esteticamente, o modelo se diferenciava pela pintura em dois tons, e a opção de teto de tecido ou de metal.

Por ter tido tanto sucesso, a Fiat achou por bem lançar em 1991, um novo pequeno, desta vez sem apelar muito pelo charme e apenas pela razão. Nascia então o Cinquecento, sim o mesmo nome usado antes, só que agora por extenso.

O Cinquecento, originalmente foi concebido para substituir o Fiat 126, e foi o primeiro modelo a sair da fábrica na Polônia. Foi também o primeiro a utilizar a suspensão independente tanto na frente quanto na traseira, como nos Fiat Tipo europeus, freios a discos na frente, barra de impacto lateral, que garantia um pouco mais de segurança numa época que o air-bag ainda não existia para modelos assim.

Assim como no passado, a Fiat volta a apostar numa versão elétrica do 500. Apresentado pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Los Angeles em 2012 e em sequência em 2013 no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, o novo 500e agora queria ser verde

Sim, a boneca mais vendida e mais famosa do mundo também ganhou sua própria versão do 500. O modelo foi concebido a pedido da Mattel, para comemorar os 50 anos da boneca em 2009. Como apenas uma única (ainda bem) unidade feita, o modelo atualmente fica exposto em lojas de alta costura e restaurantes badalados, de acordo com a importância do evento

E como não deveria deixar de ser, o pequeno Fiat, por seu carisma também virou personagem do filme da Disney Pictures – Carros de 2006. Na saga, o pequeno 500 se chama Luigi. Baseado no Nuova 500 de 1959, com teto de lona, o pequeno italiano amarelo é especialista em pneus e apaixonado por Ferrari.

Apresentado pela primeira vez em 2009, com várias versões – incluindo a nervosa Abarth, o modelo até chegou a ser importado do México e usar motores flex do Uno e câmbio DualLogic. Mas o pouco tempo mostrou que carros de imagem, são apenas para isso.

Gostou de conhecer algumas versões do Fiat 5000?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.

Comentarios


bottom of page