top of page
Foto do escritorsiteguimaraesfiat

Fiat Grand Siena 2021: versões e consumo.


Anunciado em agosto de 2019, o Grand Siena 2020 chegou com algumas mudanças sutis para dar sobrevida ao sedã compacto.

O modelo trouxe como uma das novidades o novo design na logomarca Fiat na traseira. Além disso, recebeu faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, rodas de aço com novas calotas ou o novo opcional de rodas de liga-leve de 15 polegadas e pequenas alterações na grade dianteira e molduras do farol de neblina. Além disso, o sedã compactou recebeu novas cores: incluir rodas de liga leva de 15” (novo item opcional). Em abril de 2019, o Fiat Grand Siena havia ganhado um pacote opcional para receber kit GNV, com garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo Inmetro. O modelo passou a ser o único carro disponível de fábrica com motor preparado para receber o GNV.

Segunda geração do Siena, o Fiat Grand Siena chegou tendo como destaque o espaço interno, numa época onde os sedãs compactos eram pequenos em dimensões e espaço para os ocupantes. Porém, passados oito anos, o sedã de entrada da Fiat tem o mesmo porte dos outros sedãs do segmento. Nas medidas, ele tem 4,29 metros de comprimento, 1,7 m de largura e 1,5m de altura, com entre-eixos de 2,51 m. O porta-malas tem capacidade para 520 litros de bagagens, este um dos grandes trunfos do Fiat. O visual do carro ainda é agradável, mas suas linhas mais retas e a carroceria com pouca profusão de vincos denuncia um pouco a idade do projeto. O interior do Grand Siena também já está um tanto quanto defasado e foi perdendo alguns itens com o passar do tempo – na versão de entrada com motor 1.0, por exemplo, o tecido das portas é opcional.

A Fiat vende o Grand Siena 2021 somente na versão de acabamento Attractive, com motor 1.0 Fire ou 1.4 Fire, sempre com transmissão manual. Vale lembrar que anteriormente a gama de versões do sedã era mais ampla. Ele podia ser encontrado no modelo Essence com motor 1.6 E.torQ, por exemplo, com câmbio manual ou automatizado Dualogic.


Equipamentos:


Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, encostos de cabeça dianteiros com regulagem de altura, encostos de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura para os três ocupantes, cintos retráteis de três pontos para os cinco ocupantes, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, função auxiliar Lane Change para acionamento das setas indicando trocas de faixa, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h, porta-luvas iluminado, retrovisores externos com comando interno mecânico, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, luzes de leitura dianteiras, iluminação do porta-malas, faróis com follow me home, espelho no para-sol para o motorista e passageiro, console central com porta-copos e porta-objetos, comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, entre outros.

Visual e acabamento: maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, revestimento externo na coluna central das portas, rodas de aço de 14 polegadas com calotas e pneus 175/65 R14 de baixa resistência a rolagem, faróis biparábola com

máscara negra, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), preparação para som e tomada 12V.

Os motores do Grand Siena são velhos conhecidos dos consumidores brasileiros. O sedã usa os mesmos 1.0 flex e 1.4 flex da linha Fire Evo, que já equiparam e ainda equipam alguns modelos da Fiat, como Palio, Strada, Weekend, Uno, Fiorino, Mobi, entre outros. O Grand Siena Attractive mais em conta é dotado do 1.0 Fire Evo flex de quatro cilindros e oito válvulas. Ele consegue desenvolver 73 cavalos de potência com gasolina e 75 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 9,5 kgfm e 9,9 kgfm, respectivamente, a partir de 3.850 rpm.

Já o Grand Siena Attractive topo de linha esconde sob o capô um 1.4 Fire Evo flex, também de quatro cilindros e oito válvulas.

Neste caso, são 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, nesta ordem, a 3.500 giros.

Gostou desta matéria?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana dicas e curiosidades sobre o mundo Fiat para você.

Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.

댓글


bottom of page