O Fiat Mobi 2020 continua com as mesmas novidades anunciadas para a linha 2019, quando a linha do subcompacto da marca italiana ganhou duas novas versões de acabamento: a Easy Comfort, que adiciona alguns equipamentos extras em relação ao modelo Mobi Easy convencional, e a Way Extreme, uma série especial que conta com detalhes
visuais exclusivos.
No caso do novo Fiat Mobi Easy Comfort 2020, os diferenciais ficam por conta das rodas de aço de 14 polegadas e também do ar-condicionado, ambos ofertados como itens de série.
O restante da lista de equipamentos é bastante enxuto, com recursos como banco traseiro com dois apoios de cabeça reguláveis, indicador de marcha, retrovisores externos com comando manual interno, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, entre outros. Esta configuração oferece o mesmo motor 1.0 Fire Evo Flex que
equipa os outros modelos mais em conta da gama do Fiat Mobi 2020.
Já o novo Fiat Mobi Way Extreme 2020 , de acordo com a marca, oferecia “uma caracterização exclusiva, além de tecnologias que facilitam ainda mais o dia a dia dos proprietários”. Há diferenciais visuais e uma série de equipamentos extras. Na parte estética, há revestimento interno escurecido, badge de identificação Extreme, capa dos retrovisores em cinza fosco, rodas de liga-leve de 14 polegadas com pintura exclusiva, entre outros. Entre os equipamentos, o modelo especial dispõe de sistema de som com Bluetooth, entradas USB, auxiliar e para SD Card, preparação para som (alto-falantes, tweeters e antena), sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e faróis dianteiros de neblina.Em abril de 2020, a Fiat decidiu “matar” todas as versões do Mobi com o motor mais moderno, o 1.0 Firefly de 3 cilindros, 77 cv e 10,9 kgfm de torque. Com isso, o modelo ficou limitado a apenas duas versões (Easy e Like), ambas com o obsoleto 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm.
Além disso, as versões GSR também haviam saído da linha no começo de 2020.
O Fiat Mobi 2020 apresentava uma performance bem melhor com o novo motor Firefly 1.0 em comparação com o Fire Flex – antes da atualização deste, garante a Fiat – utilizando transmissão manual. Nesse último caso, a performance é muito ruim, perdendo muito em baixas rotações e exigindo mais pé no acelerador para compensar a fraqueza do antigo propulsor. Isso evidentemente aumenta o consumo e torna a dirigibilidade prejudicada. Ele faz com gasolina na cidade 11,9 km/l e percorre na estrada com 13,3 km/l. No etanol, são na cidade 8,4 km/l e na estrada 9,2 km/l. Mas no caso específico do Fiat Mobi 2020 a comparação com o velho motor revela grande discrepância, mesmo entre manual e automatizado, onde sempre houve um tempo enorme nas respostas, dessa vez
a diferença entre as duas opções de câmbio ficou bastante reduzida. O tempo de resposta do motor Firefly era bem superior ao do Fire Flex e sua disposição segue no mesmo caminho, apresentando um bom torque em baixa e deixando o Fiat Mobi 2020 bem mais gostoso de dirigir.
Mesmo no modo Drive do Fiat Mobi GSR 2020, cujo objetivo é economia ao extremo, conseguia-se imprimir uma condução muito melhor do que se espera de um automatizado, especialmente com motor 1.0. O funcionamento do propulsor com giros acima de 2.500 rpm, garantia boas saídas para a proposta do carro, com o gerenciamento monitorando o comportamento do motorista para efetuar as mudanças no tempo certo. A agilidade do novo conjunto do Fiat Mobi 2020 é notada imediatamente nos primeiros metros e no comportamento em trânsito pesado. Com a direção elétrica com a função City facilitada bastante a vida e torna a condução muito menos cansativa no anda e para interminável do trânsito urbano em São Paulo. Porém, essa leveza traz uma sensação melhor quando se explora em vias de trânsito rápido, é claro a nova função Sport.
Gostou do novo Fiat Mobi?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Yorumlar