Palio Weekend: versões e motor
- siteguimaraesfiat
- 16 de out. de 2020
- 3 min de leitura

Nascida em 1997 como parte da linha Palio e sucessora da clássica Elba, a então Fiat Palio Weekend era a perua do novo compacto, lançado um ano antes. Ele diferia dos demais membros que incluía também o sedã desenhados pelo estúdio I.DE.A, o mesmo que fez a semelhante linha de compactos da Tata Motors na mesma época, por ter entre eixo maior e um conjunto de suspensão com braços arrastados no lugar do tradicional eixo de torção. Com isso, ele podia levar mais carga e conferir conforto adicional.
O projeto 178 foi executado em diversos países, embora tenha nascido no Brasil. Com isso, a perua Fiat Palio Weekend acabou sendo vendida inclusive na Europa. Ela também recebeu diversos motores por onde foi vendido, partindo desde o 1.0 16V até o 1.8 E.torQ mais recentemente. Até mesmo motor GM 1.8 foi empregado na perua. Redesenhada por Giugiaro em 2001, ela inaugurou a era dos aventureiros, criando a versão Palio Weekend Adventure, que vinha com proteções plásticas nas saias de rodas e para-choques, pneus de uso misto, suspensão elevada, faróis auxiliares, rack personalizado e acabamento diferenciado.
Em 2004, um novo facelift de Giugiaro dá uma nova cara para a Fiat Palio Weekend, que continua com versões normais e a aventureira Adventure. Nessa época, ela já liderava há algum tempo o segmento de peruas no país, que já estava sofrendo grande pressão por parte das minivans, que infestavam o mercado nacional. Três anos depois, o Centro de Estilo da Fiat em Betim-MG executava a quarta atualização visual da perua, que ganhou um ar mais moderno e ficaria assim até de carreira.
Em 2008, a versão Adventure passa a adotar um sistema para realmente enfrentar o fora de estrada, chamado Locker, que bloqueia o diferencial a fim de permitir que a roda que está girando em falso transfira a força para aquela que está livre, facilitando assim sua saída de atoleiros ou buracos, por exemplo.
O Fiat Palio Weekend 2020 sairá de linha sem deixar sucessora. Nem mesmo o Fiat Idea sobreviveu à chegada de um novo tipo de veículo, o utilitário esportivo compacto, que arrebatou as vendas das minivans e decretou seu fim por aqui.
Com o fim da versão Trekking 1.6, a linha do Fiat Palio Weekend agora dispõe de apenas duas opções de motorização.
A variante de entrada Attractive usa um propulsor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cavalos de potência com gasolina e 86 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.
Já o modelo Palio Weekend Adventure dispõe do propulsor 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, capaz de gerar 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades ou automatizado Dualogic Plus, também de cinco marchas.
A Fiat Palio Weekend 2020 tem um desempenho adequado para a proposta. No motor Fire 1.4, segundo dados da marca, a perua vai de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos (gasolina) e 13,4 s (etanol), e atinge velocidade máxima de 166 km/h e 167 km/h, respectivamente.
Já no 1.8 E.torQ, com este conjunto, a Fiat Palio Weekend 2020 alcança os 100 km/h em 10,5 s e 10,9 s e tem máxima de 182 km/h e 184 km/h.
Gostou desta matéria?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Commentaires