Quando trocar o filtro de ar do veículo?!
- siteguimaraesfiat
- 17 de set. de 2021
- 3 min de leitura

O filtro de ar deve ser trocado em média, a cada 10 mil quilômetros. Não se esqueça de manter a manutenção preventiva em dia, como forma de valorizar o seu investimento. A atenção à validade de peças e componentes é um fator primordial para garantir o bom funcionamento do veículo. Veja abaixo quais são os cuidados necessários para evitar problemas no filtro de ar do seu carro!
Qual é a função do filtro de ar?
Os filtros são feitos com várias camadas de papel, em formato de sanfona, que precisam ser substituídas periodicamente, e fibras de algodão, que, em alguns casos, podem ser limpas e reutilizadas. Sua função é ser uma barreira para as impurezas do ar. As camadas de material conseguem reter uma grande quantidade de resíduos, inclusive partículas muito pequenas, de até 1 mícron (medida correspondente a 1 milímetro dividido por 1.000). No caso do filtro de ar do motor, a barreira impede que partículas de poeira, terra, fuligem, entre outras, comprometam a entrada de ar na câmara de combustão. Sem a presença de oxigênio, a queima de combustível não é eficiente, o que reduz o desempenho do veículo. Além disso, os detritos podem danificar outros componentes do motor. Existe também um filtro de ar de cabine (ou de ar-condicionado), com formato semelhante ao da peça do motor. Ele ajuda a manter o interior do veículo livre de poluição, podendo, portanto, ser considerado um equipamento de saúde.
. Quais são os sinais de desgaste dos filtros de ar do veículo?
As condições dos filtros de ar podem ser verificadas de forma visual, observando a quantidade de impurezas presentes. É normal que o filtro não esteja com a aparência limpa, já que sua função é justamente reter a sujeira. No entanto, o sinal de alerta deve ser ligado se a quantidade de detritos for excessiva. O alto consumo de combustível e o aumento da temperatura interna também podem ser sinais de que o filtro de ar do motor está saturado. Ruídos no motor ou falhas nas primeiras marchas são outros indicativos de problemas. Em caso de danos graves, os ocupantes podem até perceber fumaça no interior do veículo. Já no caso do filtro de cabine, o desgaste pode ser notado quando existem odores no interior do veículo ou perda de força do ar-condicionado.
. Quando trocar o filtro de ar do carro?
A validade pode variar de acordo com o modelo do veículo, demandando a necessidade conferir a orientação no manual do fabricante. Outro fator consiste em suas condições de uso, como os locais de circulação. É comum que carros que rodem em estradas de terra ou regiões de grande poluição apresentem filtros saturados em menor período. Porém, existem indicativos de que o componente ser trocado. Uma das maneiras é considerar a quilometragem como parâmetro: em média, os 10 mil quilômetros mencionados para quem circula em ambientes urbanos e 5 mil para zonas sem asfaltamento. A fumaça escura que sai do escapamento demonstra igualmente que o filtro precisa ser substituído. Também é possível usar como base uma média temporal bastante simples: em caso de equipamentos feitos com fibra de algodão, realize a troca completa do filtro de ar do carro ou providencie a limpeza a cada 6 meses.
Gostou dessas dicas?! Continue nos acompanhando por aqui. Toda semana uma dica e curiosidades sobre o mundo Fiat para você. Aqui no Guimarães Fiat temos peças e acessórios seminovos para o modelo do seu Fiat.
Comments